A HISTÓRIA DO SANDUICH

Como surgiram os sanduíches americanos e cheeseburger?

Essas delícias e outros sanduíches ganharam os cardápios das lanchonetes a partir do século 19. “Foi nessa época que começou a se popularizar a idéia de almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes, por causa da revolução industrial”. Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, o sanduíche passou a ser uma opção mais prática. Mas a idéia de colocar algum recheio no pão é bem mais antiga que isso. Apesar do costume ancestral, a fama - e o nome - do sanduíche só vieram em 1762, com o inglês John Montagu, o conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra. Reza a lenda que ele comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de bridge, jogo de cartas popular entre os britânicos. Desde então, a variedade de sandubas só aumentou. O hambúrguer receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século 19, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século 20, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast-food. A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o lanche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio - dos mais simples, como o cheeseburger, ao ultracalórico eggcheesebaconsalada. Escolhemos cinco dessas delícias - e mais três condimentos superconhecidos - para você devorar a história.

Apesar de alguns americanos terem vendido pães recheados com hambúrgueres e queijo na década de 1920, o mais esperto foi Louis Ballast, dono da lanchonete Humpty Dumpty, em Denver, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Ele registrou a patente do cheeseburger em 1935.

O hambúrguer no mundo

 

 

O sanduíche que nasceu no lombo de um cavalo popularizou-se bastante, tendo caído no gosto das mais diversas culturas. Países com costumes diferentes têm adotado o hábito de hambúrguer com adaptações para os costumes locais. Na Índia, por exemplo, utiliza-se carne de carneiro no lugar da bovina; nas regiões onde a religião muçulmana é predominante, uma rede de lanchonetes proje(c)ta suas lojas com salões separados para mulheres solteiras e famílias, cada um com caixas para pagamento e pedido para que não haja encontros não permitidos pelos costumes. Quatro vezes por dia as lojas cessam as a(c) atividades para dar lugar ao momento de prece.

Há também variações no tipo e qualidade de carnes utilizadas: hambúrguer de picanha, de fraldinha, de frango, de peru, de peixe entre outro

      O Hambúrguer no Brasil    

                              

  A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete, a Bob's, e que seguia os padrões americanos. Também foram introduzidos o Milk shake e o sundae. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentado por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre muitos outros. [1]

Caldos

 

É um líquido no qual ossoscarnepeixe, grãos de cereal ou vegetais foram cozidos e coados. O caldo é usado como base para outros líquidos comestíveis, tais como sopassucos, ou molhos. Pode ser consumido puro ou com algum acompanhamento.

O caldo tem sido preparado tradicionalmente com ossos de animais (como a "sopa de ossos com espinafreportuguesa ou a "sopa de mondongo" do suldo Brasil), deixando-se os ossos cozinharem numa panela por um bom tempo, para que o sabor e os nutrientes sejam extraídos. Os ossos ainda podem ter ou não carne neles.

Churrasco

No Brasil, churrasco se refere a toda carne assada na churrasqueira ou no estilo fogo de chão, quase sempre em grandes espetos na região sul, e grelha nas outras regiões.

Para o fogo, o mais comum é o uso de carvão, pela praticidade e facilidade de compra, porém os mais tradicionalistas defendem o uso da lenha. Existem também churrasqueiras à gás, pouco utilizadas por interferir no tradicional sabor do assado.

O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne preferida é a bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suínaovina, de aves, além de embutidos, como a linguiça.